Dalvina Amorin Ayres
Consultora REDEM – Brasil
TESE DE DOUTORAMENTO
Apresentada à
Universidade da Madeira
Para obtenção do grau de Doutora em Ciências da Educação –Inovação Pedagógica
Dalvina Amorim Ayres
RESUMO
Este trabalho destaca o papel da escola no processo de inclusão de alunos com deficiência mental na UEB-Tancredo Neves da Rede Municipal de Ensino, assim como a trajetória educacional de um aluno com DM. Parte-se de uma abordagem acerca da Educação Inclusiva, enfocando-se a educação como um processo que envolve todo o agenciar humano. Apresentam-se contribuições de estudiosos à área da educação, dentre eles, alguns da área das Ciências Sociais, por formularem premissas teóricas essenciais à educação. São levantados antecedentes históricos da Educação Especial/Inclusiva no Brasil e apresenta-se o “Projeto Educar na Diversidade” do Ministério de Educação/Secretaria de Educação Especial, como exemplo de experiência concreta que objetiva a superação do insucesso escolar. Delineiam-se antecedentes históricos da Educação Especial, numa perspectiva inclusiva, na Rede Pública Estadual e Municipal, tratando-se da Deficiência Mental e do atendimento especializado para o Deficiente Mental. Enfocam-se as inovações pedagógicas direcionadas para a educação especial/inclusiva, bem como a utilização de projetos com essa finalidade. Demonstra-se a etnografia, o estudo de caso e a pesquisa-ação como metodologias necessárias à descrição da educação inclusiva, por adotar como princípio humano fundamental o fato de que os grupos existem em ação recíproca. Apresentam-se os procedimentos da metodologia aplicada na investigação em relação aos objetos de estudo, sujeitos e coleta de dados, assim como os resultados a partir do Histórico da escola analisada, incluindo a dinâmica de seu funcionamento, as Diretrizes Curriculares e explicitando, nesse âmbito, a Proposta Curricular, o Regimento Interno o Projeto Político-Pedagógico, o Plano de Desenvolvimento da escola e ainda os seus segmentos na perspectiva do projeto de intervenção, instrumento de inovação pedagógica: professores, alunos e família, o procedimento metodológico e os resultados do estudo de caso de um aluno com diagnóstico de DM.
5 comentarios
A EDUCAÇÃO É TIDA POR POUCOS COMO A CHAVE MESTRA PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA NAÇÃO, AQUELES QUE DE FATO TEM ESSE ENTENDIMENTO VÊ RESULTADOS REAIS EM TEMPON HÁBIL… EM ALGUMAS PARTES DO MUNDO NÃO PASSA DE DISCURSOS POLITICOS.
Obrigada Rodrigo! eu ainda estou na ativa fazendo a diferença no Atendimento Educacional Especializado da Rede Municipal de São Luís MA. Atendendo estudantes com autismo.
2024 o ano da minha aposentadoria seja bem vindo!
Obrigada Rodrigo! eu ainda estou na ativa fazendo a diferença no Atendimento Educacional Especializado da Rede Municipal de São Luís MA. Atendendo estudantes com autismo.
2024 o ano da minha aposentadoria seja bem vindo!
É maravilhoso o arquivo de nossas ações, há coisas nessa vida que nem o tempo apaga quando o registro é bem feito, os nossos passos e/ou legado que deixam histórias a ser seguidas pelos seus filhos, netos e povo em geral. Assim considero os meus 20 anos de gestão no serviço público. Que Deus todo poderoso possa continuar abençoando minha vida.
Parabéns doutora Dalvina pelo seu trabalho, vc é uma Esposa e mãe dedicada, assim como uma profissional eficiente e dedicada. JESUS É CONTIGO