Rejane Cristina de Araujo Rodrigues
País:
Nombre en citas bibliográficas:
ID académico:
0000-0002-3247-859X
LinkedIn:
ID Redem:
Resumen de CV:
Possui graduação, mestrado e doutorado pela UFRJ. Desde 2008, é professora do Departamento de Geografia da PUC-Rio, atuando na graduação e na pós-graduação. Foi professora, desde 1988 até 2021, do Instituto de Aplicação da UERJ, onde atuou na educação básica e na formação de professores. Acumula diversas experiências administrativas – coordenação de graduação e de pós-graduação, dentre outras. É líder do grupo de pesquisa NECPEG, com orientações de bolsistas IC, IT e PICT Senior, PIBID, mestrado, doutorado e pós-doutorado. É a editora da revista Educação Geográfica em Foco e organizadora do Observatório Nacional da Educação Geográfica. Tem pesquisa e produção acadêmicas sobre as temáticas da formação de professores e metodologias do ensino da geografia.
Actividad profesional:
Professora Adjunta do Departamento de Geografia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Publicaciones científicas:
RODRIGUES, REJANE. O Professor de Geografia e suas Práticas. 1. ed. Rio de Janeiro: Consequência, 2023 v. 1. 229p.
RODRIGUES, R. C. A.; CARVALHO, A. P. S. (Org.); SALOMAO, M. R. P. (Org.). Experiências na Formação de Professores: cinco anos do PIBID/PUC-Rio. 1. ed. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2017. v. 1. 105p.
RODRIGUES, R. C. A.; SANTANA, F. T. M.; ERTHAL, L. C. Aprendendo com filmes: o cinema como recurso didático para o ensino da geografia. 1. ed. Rio de Janeiro: Lamparina Editora, 2012. v. 1. 216p.
RODRIGUES, REJANE. A Trajetória do Profissional da Geografia no Brasil: entre imaginários e possibilidades. In: Rejane Rodrigues. (Org.). O Professor de Geografia e suas Práticas. 1ed.Rio de Janeiro: Consequência, 2023, v. 1, p. 13-39.
RODRIGUES, REJANE; CORREIA, L. A Política de Formação de Professores no Brasil: impacto de Programa de Bolsas de Iniciação à Docência. In: Augusto Silva. (Org.). Dinâmicas Socioespaciais em Redes Interdisciplinares. 1ed.Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2020, v. 1, p. 135-155.
RODRIGUES, R. C. A. Aprendendo Geografia com filmes na perspectiva das Contra Narrativas e Imaginários Anti-geopolíticos. In: Rodrigo Batista Lobato; Jean Lucas da Silva Brum. (Org.). Linguagens visuais na Geografia: mapas, imagens e discursos. 1ed.Rio de Janeiro: UVA, 2019, v. 1, p. 12-24.
RODRIGUES, R. C. A.; SILVA, João L.F. Possibilidades para a Formação Docente e a Formação Cidadã no PIBID Geografia PUC-Rio. In: Maria Rita Passeri Salomão; Ana Paula Soares Carvalho; Rejane Cristina de Araujo Rodrigues. (Org.). Experiências na Formação de Professores: cinco anos do PIBID/PUC-Rio. 1ed.Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2017, v. 1, p. 65-80.
RODRIGUES, R. C. A. O Poder do Conhecimento Geográfico Escolar para a Cidadania no Brasil. e-Mosaicos, v. 11, p. 1-13, 2022.
RODRIGUES, REJANE. O poder do conhecimento geográfico no enfrentamento dos desafios da formação para a cidadania ativa no Brasil. DIDÁCTICAS ESPECÍFICAS, v. 1, p. 59-70, 2020.
RODRIGUES, R. C. A. Formação Cidadã e Educação Política: princípios para uma educação geográfica contemporânea. Revista Espaço e Geografia (UnB), v. 23, p. 283-308, 2020.
RODRIGUES, R. C. A. O Cinema do Terceiro Mundo sob o Olhar da Antigeopolítica: ditadura e resistência na América Latina. GEOGRAPHIA (UFF), v. 20, p. 89-100, 2018.
RODRIGUES, R. C. A.; CADIME, B. A.; PALHARES, M. V.; NERES, B.; ALMEIDA, R.; OLIVEIRA, D. Formação de Professores de Geografia e Produção de Material Didático na PUC-Rio. Educação Geográfica em Foco, v. 2, p. 1-15, 2018.
Redes y asociaciones científicas:
REBRAGEO – Rede Brasileira de Geografia e Política
Proyectos de investigación:
Desde 2020 – O Poder do Conhecimento Geográfico Escolar: contribuições da Geografia Política crítica para a ressignificação da Educação Geográfica
Descrição: Nesta pesquisa nos interessa dar continuidade às reflexões quanto ao poder formativo da Geografia buscando avançar no sentido de encontrar respostas a uma questão central: Qual o papel e a importância do conhecimento geográfico para a transformação da realidade socioespacial, considerados os objetivos essenciais de promoção de maior justiça social e territorial no Brasil? Nosso objetivo geral diz respeito à investigação acerca dos fundamentos da Educação Geográfica no Brasil do século XXI no sentido de identificar e propor estratégias para a afirmação do conhecimento geográfico como um conhecimento poderoso, empoderador.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4)
Integrantes: Rejane Cristina de Araujo Rodrigues – coordenador
Desde 2019 – Os Conceitos Liminares na Formação de Professores de Geografia, Brasil-Portugal
Descrição: Pesquisa interinstucional realizada em parceria com o IGOT, Universidade de Lisboa, sob coordenação do professor Herculano Cachinho. Trata-se de um levantamento dos conceitos liminares trabalhados nos cursos de formação de professor de geografia, num estudo comparativo entre os avanços curriculares da Geografia no Brasil e em Portugal.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1)
Integrantes: Herculano Alberto Pinto Cachinho – Coordenador / Rejane Cristina de Araujo Rodrigues
Desde 2023 – Geografias Experimentais: (re)significando o conhecimento geográfico
Descrição: O projeto ora proposto se pretende como uma contribuição para o repensar do espaço escolar e das perspectivas para a formação de jovens estudantes da escola básica, tomando-se como meta principal a superação do distanciamento entre as condições estruturais da escola básica e a realidade social vivida e a ser enfrentada profissionalmente por estes jovens. Propomos para tal um projeto que considera o uso para a construção do conhecimento geográfico de equipamentos de uso cotidiano como smartphone, tablet e mídias digitais variadas, e avança no sentido de propor novos recursos pedagógicos que enfatizem o protagonismo dos jovens em formação, o desenvolvimento de sua autonomia intelectual e o seu pensamento espacial. Neste sentido, nosso objetivo principal é o de desenvolver metodologias e recursos didáticos adequados ao ensino escolar da Geografia na contemporaneidade, considerada a interlocução entre a sociedade da inovação e a pesquisa acadêmica..
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2)
Integrantes: Rejane Cristina de Araujo Rodrigues – Coordenador / Rafael da Silva Nunes – Integrante / Ana Brasil Machado – Integrante / Sérgio Cadena Vasconcelos – Integrante.
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ
Eventos científicos:
I Encontro da Licenciatura em Geografia. 2016, PUC-Rio (organizadora)
II Encontro Nacional da Licenciatura em Geografia. 2019, PUC-Rio (organizadora)
III Encontro Nacional da Licenciatura em Geografia. 2023, PUC-Rio (em organização)
2º Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território. 2014 (Comissão Organizadora e Comissão Científica)
2º Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território. 2016 (Comissão Organizadora e Comissão Científica)
UGI-CGE, Enseigner la Geographie: Defis presents et a venir. Rennes, 2022. Apresentação do trabalho «L’éducation Géographique contre la Barbarie au Brésil »UGI – Les temps des Geographes. Paris, 2022. Apresentação do trabalho “The Powerful of Geographical Knowledge in Teacher Training Curricula: contributions of critical Political Geography to the resignification of Geographic Education”.
I Congresso Latino-Americano de Geografia. online, 2021. Apresentação do trabalho “Entre Demandas da Formação do Professor e os Novos Desafios do Trabalho Docente em Tempos de Pandemia”.
IGU-CGE, International Conference. Online, 2021. Apresentação do trabalho “Between Imaginaries and the Reality of Brazilian Geography Teachers Life”.
VIII Seminário de Pesquisa do Curso de Licenciatura Plena em Geografia. 2020. Mediação e avaliação de monografias de graduação.
14º Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia. 2019. Apresentação do trabalho “O Poder do Conhecimento Geográfico: para superar o paradoxo da ciência”.
1ª Semana de Formação em Ciências Humanas e Filosofia, Os Desafios da Formação e do Ensino em Tempos de Anti-intelectualismo. 2019. Realização de Workshop “Introdução à Linguagem Audiovisual e sua Aplicação na Educação Básica”.
E outros.
Premios: